CVM estuda melhoras no mercado de fundos imobiliários

Eduardo Tavares 

São Paulo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) iniciou um estudo para melhorar a regulamentação do mercado secundário de fundos imobiliários (negociação em bolsa das cotas do fundo), segundo disse hoje o presidente da entidade, Leonardo Gomes Pereira, durante o sétimo Congresso Anbima de Fundos, realizado em São Paulo.

De acordo com Pereira, o estudo está sendo conduzido pela diretora da CVM Luciana Pires Dias, e terá foco nas questões de governança corporativa. “Queremos elaborar melhores normativas para dar mais consistência ao mercado secundário de fundos imobiliários.”

O executivo lembrou que o segmento de fundos imobiliários teve um forte crescimento de 1.200% em seu patrimônio líquido desde 2008, tendo como consequência o avanço do mercado secundário de cotas desses fundos.

O segmento de fundos imobiliários é, de acordo com Pereira, prioridade da CVM, dado o aumento da procura dos investidores por esse tipo de aplicação, como forma de diversificação de seus investimentos.

Na pauta

Além da atenção aos fundos imobiliários, Pereira disse também que a CVM prepara um estudo para desenvolver o ambiente regulatório do mercado de debêntures de infraestrutura.

A autarquia vai olhar também atentamente o aumento da participação de títulos de crédito privado na carteira dos fundos. “Esses papéis vão aumentar significativamente nas carteiras dos fundos, que precisarão de expertise para comprar os títulos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *