Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil

O Centro de Estudos e Irradiação Infantil é um lugar de prática da Música da Cultura Infantil, de pesquisa e documentação do repertório de brinquedos e brincadeiras da comunidade da Aldeia de Carapicuíba e acima da Cultua de tudo, um lugar de brincar, com o propósito de garantir às crianças o exercício desse direito.

Em um espaço de natureza, “levar a brincar” é a palavra de ordem. A esse ato se aliam crianças, adolescentes, jovens, pais e avós da comunidade, compartilhando o que sabem e aprendendo uns com os outros, desenhando assim a infância de muitas gerações e de muitos lugares, considerando a população predominantemente migrante.

As infâncias dessas várias gerações e lugares vêm sendo também registradas e catalogadas. Compõem um precioso acervo de registros de músicas, brinquedos e brincadeiras tradicionais da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, que é compartilhado através da formação de monitores e educadores, bem como através da realização de projetos em parceria com escolas públicas do entorno, o que possibilita o multiplicar da ação em várias outras localidades e espaços educativos.

Seguindo o princípio da OCA de aprendizado através dos mestres da Cultura Popular,  os mestres desse Centro são as crianças e todos aqueles que tiveram infância e que têm o prazer de compartilhá-la conosco.

De forma integrada, na OCA a brincadeira dialoga com a música, com a dança, com a capoeira, literatura e artes manuais, reafirmando que tudo acontece junto, como na cultura popular. Ao mesmo tempo, recriando, trazendo o novo, experimentando, buscando desafios, como na Cultura da Infância,  tradicional e ao mesmo tempo contemporânea, porque acompanha as crianças no seu tempo.