"

Danças Brasileiras

O Grupo Cupuaçu Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras foi criado em 1986 a partir de aulas de danças brasileiras, ministradas pelo Mestre Tião Carvalho no Curso de Formação de atores do Teatro VentoForte. Apresenta em seu repertório danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, músicas incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes, bem como canções de domínio público e pertencentes ao cancioneiro popular de diferentes regiões brasileiras, apresentando os seguintes ritmos e danças: Bumba-meu-boi, Cacuriá, Ciranda, Dança do Caroço, Lelê (ou Péla-Porco), Maculelê, Samba de Roda, Tambor de Crioula, entre outras.

     

Ciclo de Festas

Desde 1990, o grupo Cupuaçu organiza e realiza anualmente a tradicional festa maranhense do Bumba-meu-boi, no Morro do Querosene (Vila Pirajussara), em São Paulo. A festa acontece três vezes ao ano: “Renascimento”, no sábado de aleluia; “Batizado”, em junho; e “Morte”, no final do ano. A festa tem caráter totalmente comunitário, envolvendo não só a participação dos integrantes do grupo, mas também dos moradores do bairro e região, atraindo grande número de espectadores.

Trabalhos do Grupo

Em seus 30 anos de existência, o Grupo Cupuaçu realizou pesquisas e trabalhos que resultaram em projetos de incentivo, oficinas, Cd's e outros trabalhos produzidos. Os discos gravados foram "Toadas de Bumba-meu-boi" de 1990, e "Todo Canto Dança" no segundo semestre de 2008. Saiba mais

  • Toadas de Bumba-meu-boi
  • Todo Canto Dança